sábado, 26 de setembro de 2009

Tartarugas Ninjas

No comecinho da década de 90, a sensação era o arcade das Tartarugas Ninjas. Ele foi adaptado para vários sistemas da época, inclusive para o Spectrum, mas por algum motivo nunca apareceu no MSX. Ao invés disso, o único jogo das tartarugas que foi lançado foi a versão de plataforma, mais antiga e menos divertida:

Curiosamente, a versão que chegou no MSX chamava Hero Turtles ao invés de Ninja Turtles. Isso é porque o jogo é inglês, e na época tinha uma lei européia dizendo que a palavra "ninja" não poderia ser usada em produtos para crianças.

Quem conhece a série sabe que os nomes das tartarugas são baseados em grandes mestres renascentistas. Quando estivemos na Europa, não perdemos a chance de tirar fotos aos lados de obras feitas por eles :)

Do Leonardo, a Mona Lisa:

Do Donatello, Madonna col Bambino:

Do Michaelangelo, Moisés:

Do Raphael, La Belle Jardinière:

Meu professor de arte costumava dizer que uma das tartarugas estava deslocada. Se fosse pra pegar os quatro artistas da época mais importantes, ao invés do Donatello, teria que ser o Botticelli. A teoria dele é que foi uma questão de marketing: para um americano, Donatello é mais fácil de pronunciar que Botticelli.

4 comentários:

  1. O Donatello deve estar agradecido, hehe, ninguém saberia da existência dele se não fosse as Tartarugas Ninja!

    ResponderExcluir
  2. O curioso é que essa versão não é tão mais antiga. Ela foi feita pela própria Konami para o Famicom (NES) e saiu no mesmo ano que a versão arcade. O chato é que esta versão foi mais um dos ports de Spectrum feitas na Europa, sem aproveitar em nada os recursos específicos do MSX, que poderia ser bem mais próxima a versão do NES em termos de áudio e visual.

    ResponderExcluir
  3. De fato, o Donatello era o que eu não conhecia na época!

    ResponderExcluir