sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dominando o Expert

Quando eu morava em São Paulo, era frequentador assíduo de concertos de música erudita. Não passava mês sem que eu fosse para o Teatro Municipal ou para a Sala São Paulo. Mas aqui em BH eu ainda não tinha ido a nenhum concerto. Felizmente, vimos uma propaganda na TV que mudou isso!

Passava lá, num comercial sobre a Orquestra Filarmônica da Minas, que eles fariam um concerto com a obra Quadros em Exposição, do Mussorgsky. Além de ser uma obra muito bonita, ela ainda tem um significado especial, por ter aparecido no livro Dominando o Expert:

Os livros da Aleph eram cheios de referências culturais. O Linguagem BASIC MSX, por exemplo, vinha com obras do Escher. O Dominando o Expert, por sua vez, explicava como funcionava o comando PLAY dando como exemplo o Mussorgksy:



Nós não perdemos a chance de ver ao vivo, no Palácio das Artes. Conseguimos também filmar o primeiro movimento :)


10 comentários:

  1. Até que para um vídeo feito em cima da minha cabeça não ficou de todo mal. :-P

    Também achei que a qualidade ficou boa, normalmente, em ambientes escuros costuma ficar mais granulada a imagem né?

    ResponderExcluir
  2. Tá zuando que ele te usou de tripé! :P

    ResponderExcluir
  3. Era uma vez uma criança de 9 anos que brincava de eletrônica com seu amigo superinteligente. Certo dia chega uma caixa bonita com um aparelho parecido com um video-cassete, um teclado de máquina de escrever e um par de livros com encadernação espiral.

    Ligamos o aparelho na televisão e começamos a seguir e copiar o conteúdo do livro branco. Muitos erros de digitação e correções depois um monte de 'estrelas' (pontos brancos) surgiram na tela e um disco voador começou a saltar de um lado para outro.

    Enquanto admirava o resultado daquilo pensava: "É isso o que quero fazer da minha vida.". Nascia um programador.

    ResponderExcluir
  4. Foi o que aconteceu com uma geração inteira :)

    ResponderExcluir
  5. Que saudade!!! Eu era criança e nao entendia porque aparecia escrito "quadros em exposição".

    ResponderExcluir
  6. O manuel do hotbit tinha a mesma música, miog.

    ResponderExcluir
  7. Essa música era tema de uma série nos anos 80... será que era Battlestar Galactica???

    ResponderExcluir
  8. Ah, lembrei! Deep Space 9, Promenade... Lembram?
    Aliás, adoro o emulador brMSX, que você criou. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. PROMENAD.BAS!

    Quando me mudei pro Rio de Janeiro em 2001, me deparei com essa música tocando nos auto-falantes do metrô. Lembrei na hora desse programinha!

    ResponderExcluir