sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Spitfire '40

Curioso como as coisas invertem. Na década de 80, simuladores de vôo eram moda, todos gostavam de jogar esse gênero. Mas as máquinas não davam conta, os micrinhos daquela época não tinham como fazer uma simulação realista. Hoje em dia, temos simuladores como o X-Plane, tão perfeitos que são usados até em treinamento de pilotos, mas os simuladores saíram de moda e quase ninguém joga.

No MSX, um simulador famoso era o Spitfire '40. Dadas as limitações do MSX, era praticamente um arcade:


Quando eu fiz a minha imersão de dois dias no Smithsonian Air and Space, vi vários aviões clássicos. Entre eles o Spitfire, que deu origem ao jogo e foi umas das estrelas da Royal Air Force britânica na Segunda Guerra:

9 comentários:

  1. Parece um avião de brinquedo nesta foto, hehe. o que é este "botão" em primeiro plano?

    ResponderExcluir
  2. Acho que o ângulo engana, é o eixo de um motor que estava em exposição :)

    ResponderExcluir
  3. Me amarro em caças da segunda guerra... Spitfires ingleses, Messerschmitts alemães, p51 e p43 (usados pela FAB) americanos. Se um gênio me desse 1 pedido... iria ser uma montanha de dinheiro... mas pra comprar um P 51!

    ResponderExcluir
  4. K-prA
    Comprar um p51 para deixar na garagem e ficar lustrando todo domingo. Pq imagina como deve ser difícil pilotar um negócio desses! o_o

    ResponderExcluir
  5. A tendência curiosa para certos tipos de jogos em computador, particularmente no caso de simuladores de vôo, é que a popularização para as massas tornou a fatia de jogadores de simulador (que não cresceu) irrelevante frente ao total de usuários (que aumentou exponencialmente frente aos anos 80).

    ResponderExcluir
  6. Eu joguei muito esse game, como eu babava nele na época.
    E curiso que hoje em dia realmente não dou bola pros simuladores, não sei se também pelo número de títulos e diferentes estilos de games que tem no mercado que acabou afastanto o interesse da maioria das pessoas.
    Gostei muitos do seu blog, eu tbm sou um fã de msx :)

    ResponderExcluir
  7. Esse eu chamava de espatifaire, porque sempre acabava me espatifando!

    ResponderExcluir