sábado, 12 de setembro de 2009

Space Shuttle

Eu sempre fui aficionado pelo espaço. De fato, meu primeiro curso de astrofísica eu fiz aos 13 anos, na Escola Municipal de Astrofísica, no Ibirapuera. Mas ainda antes disso, uma das minhas diversões era jogar o simulador de Space Shuttle do MSX:

Na época dizia-se que o jogo era super realista, e até que tinha sido feito com ajuda da Nasa. Eu adorava, e graças ao jogo me tornei um fã das Shuttles. Quando tive oportunidade, não hesitei em me mandar pra Washington pra ver a Space Shuttle Enterprise de perto, no Smithsonian:


Na verdade, ela é tão grande que eu não consegui tirar uma foto em que eu aparecesse com ela por completo:


Nessa visita ao Smithsonian eu matei a curiosidade de ver a Shuttle de perto, mas pra completar eu também precisava saber se eram verdade as histórias sobre o jogo. Felizmente, hoje em dia acha-se de tudo no youtube, até mesmo uma entrevista com o autor original do jogo (começa em 5:00):


O autor não era um engenheiro da Nasa, como diziam os boatos, mas ele realmente tinha contato com uma equipe de lá; e a simulação tão precisa quanto possível, dadas as limitações da época. O jogo foi baseado na missão STS-2 da Columbia, que explodiu em 2003 (ou seja, infelizmente não dá pra conhecer de perto a Shuttle exata em que o jogo foi baseado).

6 comentários:

  1. Did you tried to take a picture from the second floor? I visited this Smithsonian Museum two times and I must have a nice picture of the full Enterprise if you want it :)

    ResponderExcluir
  2. I took a picture of the shuttle from the second floor, but I was alone in this trip and I didn't have the skills to take a photo of both Enterprise and myself on the same shot :)

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! Com certeza esse jogo e a série Cosmos de Carl Sagan despertaram o meu interesse pelo espaço... já fui 3 vezes ao Cabo Canaveral e espero ir muito mais =)

    ResponderExcluir
  4. O bom desta foto que aparece vc e um pedaço da Shuttle é que dá para ter noção do tamanho!

    ResponderExcluir
  5. Tá, fiz parte do "inimigo" (brinquei com o Space Shuttle no Apple ][+), mas também brinquei! :-)

    Não são somente os simluadores de vôo modernos que estão excelentes. Experimente o http://orbit.medphys.ucl.ac.uk/home.php . Eu ainda não consegui botar a Shuttle em órbita neste raio de game, mas a luta continua!

    ResponderExcluir