segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nemesis

Quatro coisas que eu e minha esposa adoramos: MSX, fotografia e viajar. Por isso, sempre que estamos viajando por aí, tiramos fotos de tudo que encontramos e nos lembra o MSX. Neste blog iremos compartilhar essas nossas viagens, então se você curte MSX, aproveite pra viajar com a gente :)

Para abrir o blog, uma foto da nossa lua de mel! Estávamos no museu do Louvre, em Paris, lar de inúmeras obras famosas como a Mona Lisa e a Vênus de Milo. Mas a grécia clássica e o renascentismo não são as únicas opções do museu, ele também tem alas com cultura egípcia, babilônica, africana e até uma ala com a cultura da Oceania, onde vimos a nossa obra predileta de lá: um original Moai da Ilha da Páscoa!



Os Moais, como todo MSXzeiro sabe, aparecem em inúmeros jogos da Konami, sendo que sua aparição mais lembrada é como inimigos na fase 3 do Nemesis:


E de onde vem essa fixação da Konami com Moais? Não se sabe ao certo, nunca encontrei nenhuma documentação autoritativa sobre isso. Mas eu tenho uma teoria. No jogo Shalom, um RPG da Konami, tem uma sala secreta onde você encontra todas as pessoas que desenvolveram o jogo. Você pode conversar com eles, e se você tenta falar com o músico do jogo, ele diz "Eu sou o Moai!". Daí, eu desconfio que Moai era o apelido do músico da Konami na época, e fizeram a fase em homenagem a ele. 

11 comentários:

  1. Quero saber quem tem o Nemesis 1 travado de 1 disco SEM mega ram que nem o Fast Copy nem o Chave Mestra conseguiam copiar.
    Lanço o desafio.

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que Moai era uma mania dos anos 80. mas descobri este site onde fazem uma relação de jogos que aparecem a cabeça de Moai! são 33 jogos! :-D

    http://www.giantbomb.com/moai-head/93-319/

    ResponderExcluir
  3. Com certeza essa é uma foto que vou tirar quando chegar no louvre :-) e viva a konami e viva o MSX

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro de uns Moais em Arkanoid, Firebird,Knight Lion e Druid.

    ResponderExcluir
  5. essa lista tá meio lixo. faltou ali o Konami's Boxing :(

    e alguém me ajuda a lembrar onde que tem Moais no Heroes of Might and Magic IV?

    ResponderExcluir
  6. O Moai aparecia também na vinheta de abertura dos animes da Bandai Emotion. Até onde sei, Konami e Bandai não têm parentesco comercial, mas também é uma coincidência intrigante.

    ResponderExcluir
  7. O tal Moai era o Moai Sasaki, lendario compositor da Konami. Isso significa que eu conheco mais MSX que vc e sua esposa? :)

    ResponderExcluir
  8. Faltou só falar de um jogo que eu fiquei horas e horas jogando no MSX. O Elite. Eu viajava naquele jogo. Outro dos meus prediletos também era o Penquim Adventure. Nesses eu me acabava no alto dos meus 15 anos. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  9. Já ouviu a versão de orquestra japonesa da música? Fantástica! Só que eu nunca me dei muito bem nesse jogo.

    ResponderExcluir