quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Theseus

Theseus era um dos meus puzzles preferidos no MSX. Ele também era um dos jogos tecnicamente mais complexos do sistema. Por trás da estética minimalista estilo xkcd, o jogo rodava em uma engine de scroll fino inercial em oito direções, o que é bastante complexo de se fazer no MSX 1
.

Enquanto viajava na Grécia, acabei encontrando Theseus em um local que não esperava, o Templo de Apolo em Delphi. Na época das cidades-estado, esse era um local independente onde todo o povo grego se reunia. Porém, cada cidade-estado queria se mostrar mais próspera que a outra, e eles faziam isso construindo templos-ostentação. O único que ainda está de pé é o templo da cidade de Atenas:


Esse é um exemplo clássico de arquitetura de Atenas, um templo com colunas dóricas, tríglifos e métopas. A parte bacana é notar o que está esculpido nas métopas: é a saga de Theseus contada em quadrinhos! Theseus é tido como o fundador de Atenas, então naturalmente o templo iria homenageá-lo. Entre as cenas esculpidas, estão o encontro de Theseus com a deusa Atena, Theseus e o Rapto da Amazona, e, claro, Theseus no labirinto do Minotauro, que foi o que inspirou o jogo.

Note que as métopas que estão no templo não são as originais, são só cópias. Para protegê-las das intempéries, as originais ficam dentro de um museu. Ali dá para ver que as originais sofreram muito com a ação do tempo.


Outra curiosidade sobre o Theseus é que a gente entrava naqueles templos gregos com mais de 2500 anos de idade e eu lia de boa tudo que estava escrito na paredes. A Ila me perguntou "mas Ricbit, onde você aprendeu a ler grego?", e eu respondi "uai, eu fiz engenharia, sei TODAS as letras gregas!"

É claro que isso ajuda a ler, mas não ajuda a entender o que está sendo lido hehe. Por outro lado, funciona bem para nomes próprios, e em especial, serve para ler o que está escrito no jogo. Em letras grandes está escrito "Theseus", e logo abaixo "Iligks 1". O Iligks 4 chegou no Brasil como Episode 4, mas eu nunca descobri se existiram o Iligks 2 e 3.

2 comentários: