terça-feira, 16 de outubro de 2012

Konami

Quando eu comprei meu primeiro MSX, veio junto com ele um punhado de fitas cassete, cheias de joguinhos, alguns bons e outros ruins. Mas eu era esperto, e logo saquei como diferenciar os dois tipos. Os bons eram os que começavam com a tela azul abaixo:


A Konami começou sua incursão no MSX criando adaptações de seus arcades, como Frogger e Super Cobra, e depois começou a criar jogos exclusivos para MSX que marcaram época, como Knightmare e Penguin Adventure. No MSX 2, ela começou franquias que duram até hoje, como Metal Gear e Vampire Killer (Castlevania).

Indo ao Japão, logicamente eu não tinha como deixar de visitar o prédio da Konami né?


O prédio é exclusivo dos funcionários, para os visitantes só tem uma lojinha disponível no térreo (mas a lojinha quase não tem nada de MSX, só uns poucos itens de Gradius e Metal Gear). Como não dava para entrar no prédio, eu resolvi apelar. Chegamos lá bem na hora do almoço, quando os funcionários estavam saindo para o restaurante. Eu fiquei de olho tentando ver alguém conhecido, como o Kojima, mas não reconheci ninguém.


Como o plano do almoço falhou, eu fiquei tentado a usar engenharia social no guardinha para invadir amigavelmente o prédio, mas aí a Ila ficou medo de sermos deportados e me impediu :)

7 comentários:

  1. Ahhhh Ricbit, já pensou que vergonheira levar bronca do guardinha?? hehe

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, se não me engano, o Akumajou Dracula do NES saiu alguns meses antes no Famicom, no sistema de disco de 3.5". É verdade que a versão em cartucho do NES é posterior à do MSX, mas a do Famicom. Dei uma olhada e pelo menos dois lugares dizem isso: http://en.wikipedia.org/wiki/Castlevania e http://castlevania.wikia.com/wiki/Games. O mais engraçado é o Wikia do Castlevania listar a versão do Vampire Killer como "Europe and Brazil only", ignorando a japonesa e colocando o Brasil na lista de lançamentos oficiais (!!). Teria alguma referência da série ter começado o desenvolvimento antes no MSX2, mas ter saído o primeiro jogo no Famicom? Os assets são os mesmos praticamente, não seria de estranhar.

    ResponderExcluir
  3. O desenvolvimento foi simultâneo, mas saiu em disquete para nes antes.

    ResponderExcluir
  4. Será q o Hideo Kojima é tão inacessível assim ? Ele já foi developer como a gente, podia falar um pouco com os gaijins, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia dá até para adivinhar onde ele está! Basta conferir seus perfis no Twitter (aqui e aqui) para se inteirar, hehe!

      Excluir
  5. Gostei do blog, Ricbit! Acabei me deparando com o link deixado por você no Canal 3 e cai aqui.

    Interessante essa associação das coisas em suas viagens com o MSX! Ele está em todas, hem? Hehe!

    ResponderExcluir
  6. Que pena não ter rolado a invasão! Kkkk

    ResponderExcluir